terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A recuperação nossa de cada dia...

Manter o foco na recuperação pode ser algo difícil de ser praticado todos os dias. Acomodação, solução parcial, trégua momentânea podem nos fazer baixar a guarda e alimentar os velhos e conhecidos maus hábitos, traumas e compulsões. O retorno à zona de conforto é automática até que um novo hábito esteja no lugar do antigo. Os hábitos podem e devem ser mudados, um por vez, sem pressa desajeitada; um dia de cada vez, com constância e consistência.

A questão não é fazer campana todo o dia, mas um dia de cada vez. A idéia e a prática de "Só por hoje" por ser extremamente libertadora das pressões desnecessárias, facilitando concentrar a atenção e energia na luta para não cair agora ou na próxima encruzilhada. Assim podemos "fazer a próxima coisa certo". Não caiamos na tentação de pensarmo-nos fortes, resolvidos, suficientes, nunca mais e coisas do gênero.

Compulsões e maus hábitos não tiram folga. Estão sempre à espreita, ou melhor, estamos sempre prontos para deixar que eles reinstalem-se em nossas vidas (pensamentos, sentimentos e ações/atitudes).

"Um dia de cada vez", "Alegrando-se com as pequenas vitórias", "Continue tentando", "Faça a próxima coisa certo", "Só por hoje"... Não são meras frases de efeito. São pequenas luzes indicadoras no painel de controle que nos ajudam a manter o foco, manter o passo, permanecer no caminho, ajustar o rumo, tomar cuidado com a pedra e o buraco ali na frente...

Assim se dá a recuperação nossa de cada dia, que Ele nos dá hoje.