Sobre o CR

O Celebrando a Recuperação (CR) é um programa bíblico, desenvolvido por John Baker e Rick Warren[1], que ajuda as pessoas a se libertarem de suas feridas, maus hábitos, traumas, comportamentos disfuncionais e compulsões. Esse é o "Caminho da Recuperação" ou Restauração, como também é conhecido.

Fundamentado nas verdades bíblicas expressas nas Bem-Aventuranças (Mateus 5) e combinado com métodos do A.A. (Os 12 passos), pretende que a pessoa possa, a partir desse auxílio, olhar-se como realmente é e assumir responsabilidades, rever seus maus hábitos, compulsões e traumas, e agir numa perspectiva bíblica transformadora e curadora.

Busca transformar vidas, gerando saúde à pessoa e à comunidade através do crescimento emocional e espiritual. Vidas são mudadas e transformadas quando, trabalhando em parceria com Jesus, fazemos a aplicação dos oito princípios da recuperação encontrados nas Bem-Aventuranças. Passamos a experimentar a paz e a serenidade pelas quais estivemos procurando e não temos mais que depender dos nossos comportamentos disfuncionais, compulsivos e adictivos como "alívio" temporário da dor.

O CR é uma ferramenta valiosa porque é totalmente bíblico e utiliza essas verdades e princípios eternos para nos ensinar; enfatiza o compromisso espiritual com Jesus Cristo na entrega da vida e da vontade ao controle e cuidados Dele; estimula a assumir a responsabilidade pessoal pelos erros cometidos para que o poder restaurador de Jesus comece a mudar a mente, a vontade e as emoções; o crescimento e a cura não são ações isoladas ou individuais, vêm no contexto de grupo, no cultivo saudável dos relacionamentos - consigo mesmo, com os outros e com Deus.

Para começar a jornada no "Caminha da Recuperação" precisamos sair da negação e entrar na graça de Deus, segurar na mão de Jesus Cristo e caminhar com Ele rumo à serenidade e a sanidade.


[1] Rick Warren é o Pastor Titular da Igreja de Saddleback, em Lake Forest, California (www.saddleback.com), um igreja que começou em 1980 e, hoje, conta com uma freqüência de mais de 20.000 pessoas por semana.
John Baker criou o ministério Celebrando a Recuperação na Igreja de Saddleback, em 1991. Atualmente é Pastor de Ministérios, supervisionando mais de 200 ministérios e ajudando a iniciar novos ministérios. Além disso, supervisionou a criação e implementação do bem sucedido programa de aconselhamento por leigos de Saddleback