quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Assumir nossas responsabilidades

 As mensagens que recebemos nem sempre são as mensagens que foram originalmente enviadas. A Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses causou um impacto nos seus leitores, mas não da maneira como o apóstolo esperava. Paulo tinha afirmado que Jesus voltaria logo. Por isso, algumas pessoas consideraram que deviam se dedicar totalmente a esperar a volta de Cristo. Alguns até deixaram de trabalhar, antecipando que já não necessitariam de comida nem de outros suprimentos.

Nem todos os crentes de Tessalônica pensavam assim. Muitos continuaram agindo de forma responsável, mesmo esperando a volta de Cristo. Mas isso só aumentou a tensão entre os membros da igreja. As pessoas diligentes sentiram a responsabilidade de corrigir os descuidos causados pelos outros. Os preguiçosos declaravam que estavam vivendo uma vida de fé verdadeira. Depois de ouvir esse problema, Paulo enviou a segunda carta ao cristãos tessalonicenses.

Embora Paulo tenha escrito para corrigir o mal-entendido daquelas pessoas, elogiou-as pela fidelidade delas a Deus. Ele estava certo, devido ao compromisso que tinham de fazer para com a vontade de Deus, de que o Senhor os ajudaria a resolver esse assunto. A mensagem de Paulo foi simples: ele os animou a estar contentes com a situação deles e a ser disciplinados no cumprimento das suas responsabilidades.

A Segunda Carta aos Tessalonicenses é um bom aviso para nós que estamos em recuperação. Embora tenhamos entregado a nossa vida a Deus e estejamos esperando o dia em que todos os nossos problemas ficarão para trás, temos de viver aqui e agora. Estar em recuperação não significa que podemos descuidar da nossa família, do nosso trabalho ou das nossas amizades. Cumprir com as responsabilidades que Deus nos deu contribui para que a nossa vida retorne à normalidade. A recuperação implica assumir nossas responsabilidades, e não as deixar de lado.

"Que o Senhor os faça compreender melhor o amor de Deus por vocês e a firmeza que ele, Cristo, dá". II Ts 3.5

Fonte: Bíblia de Estudos Despertar – Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses (p.1399)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.

Alegrando-se com as pequenas vitórias.