terça-feira, 1 de setembro de 2009

Entenda a depressão

A depressão é um transtorno mental comum, que é diferente de "sentir-se triste", e não é algo que as pessoas conseguem simplesmente "superar".

A doença, que tem como base a alteração de substâncias químicas no cérebro, é caracterizada por sintomas persistentes, como humor depressivo e/ou deprimido, alterações de apetite e/ou de peso, alterações dos padrões do sono, agitação ou retardamento psicomotor, fadiga ou falta de energia, sentimentos de inutilidade ou culpa sem nenhum motivo consistente, dificuldade de raciocinar ou de se concentrar, pensamentos de morte ou suicídio.

A depressão tem forte impacto social e econômico na vida dos paciente e familiares, especialmente se considerar que o pico de incidência ocorre entre os 35 e 44 anos, período mais produtivo de homens e mulheres.

Mulheres e depressão
O sexo feminino é mais frágil à depressão. As mulheres têm duas vezes mais chances de ter o transtorno em relação ao homem. No Brasil, cerca de 15% das brasileiras sofrem com depressão.

Hoje em dia, é sabido que esta diferença entre os sexos deve-se não só a fatores externos, sociais e típicos da personalidade feminina, mas também, de forma importante, a fatores orgânicos relacionados aos hormônios femininos durante o ciclo reprodutivo da mulher.

A prevalência maior da depressão em mulheres está diretamente influenciada pelos períodos críticos do ciclo reprodutivo. Na fase da peri-menopausa (até quatro anos antes e um após a menopausa), por exemplo, as mulheres são sensíveis às marcantes alterações hormonais que sofrem, ficando, assim, mais vulneráveis aos sintomas depressivos.

Muitos fatores externos e sociais tornam a mulher contemporânea mais suscetível à depressão e podem servir de gatilho para o surgimento do transtorno depressivo: jornada dupla de trabalho, filhos e maridos exigentes, pressões diárias, problemas nos relacionamentos, eterna insatisfação com a aparência etc.

Fonte: http://revistacorpore.com.br
Por Ettore Riter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário.

Alegrando-se com as pequenas vitórias.